Receita de guacamole – molho mexicano

O guacamole é uma iguaria mexicana feita com abacate. Prepará-lo em casa é muito simples. É uma salsa muito versátil, que pode ser feita de vários modos diferentes da receita original. Em restaurantes mexicanos o guacamole é servido para acompanhar nachos ou tortillas, mas também é ótimo simplesmente para passar no pão ou como uma salsa para temperar verduras e saladas.

INGREDIENTES

ingredientes:
3 abacates maduros (sem pele e sem caroço)
O suco de 1 limão
1 colher de chá de sal
½ xícara de cebola (em cubos)
3 colheres de sopa de coentro fresco (picado)
2 tomates em cubos (roma)
1 colher de chá de alho fresco (picada)
1 pitada de pimenta caiena

MODO DE PREPARO

Se você está familiarizado com essa receita, certamente sabe o quanto saborosa é.

Guacamole é um excelente molho para batatas fritas, tacos ou outros tipos de pratos mexicanos.

Modo de preparo:

Passo 1: Em uma tigela média misturar os abacates. Espremer ou adicione o suco de limão. Adicione o sal. Misture a cebola, o coentro, o tomate e alho. Misture também a pimenta caiena.

Passo 2: Leve à geladeira por 1 hora ou sirva imediatamente.

Fonte: TUDOGOSTOSO

OBS:

O guacamole é uma iguaria típica da culinária do México[1], servida com uma grande variedade de pratos e geralmente acompanhada com pico-de-gallo e nata azeda.

É basicamente um puré de abacate bem temperado, que funciona como um complemento da salada, tendo sido exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais.

O nome “guacamole” tem origens indígenas: “Ahuacatl” (abacate) e “mole”, um nome genérico para “molho”.

Segundo a tradição pré-hispânica, a forma de se fazer guacamole foi ensinada ao povo Tolteca pelo Deus Quetzalcóatl. Esta iguaria foi criada pela cultura asteca, mas, após a chegada dos colonizadores espanhóis, foi exportada para a Europa.

Diz-se que o guacamole foi servido a primeira vez no Brasil por volta do ano de 1684, pela cozinheira Eduarda Neves, e a partir dessa data começou a ser inserido também na cultura brasileira que é super miscigenada

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *